APRESENTAÇÃO
É com muita satisfação que apresentamos o mais novo trabalho do Conselho Regional de Economia da Bahia intitulado “Reflexões de Economistas Baianos 2022”, um livro cuja proposta é se tornar uma referência literária sobre as análises da economia baiana contemporânea e, ao mesmo tempo, um importante instrumento de planejamento público e privado da Bahia.
Desde sua origem ainda em meados dos anos 2000, “Reflexões de Economistas Baianos” tem sido o principal veículo de comunicação do Conselho Regional de Economia da Bahia (CORECON-BA) para análises da realidade socioeconômica da Bahia, democratizando um espaço para as manifestações mais plurais e representativas das visões dos mais diferentes Economistas Baianos, dos setores públicos e privados, representantes da academia ou não.
Este documento do ano de 2022 buscou analisar e interpretar, com base no ponto de vista de diferentes especialistas baianos, as transformações recentes na economia baiana e as perspectivas (ou não) para um novo ciclo de crescimento econômico para o estado da Bahia, mais sustentável do que aquele que vigorou durante a segunda década do século XXI. Nesse volume de Reflexões, os organizadores Ana Cristina Cerqueira, Roberto Lucas Spinola Souto e Livio Andrade Warderley priorizaram a construção de capítulos cujas análises fizessem algumas elucubrações sobre as tendências esperadas para o desenvolvimento da Economia Baiana nos próximos anos.
Esperamos que essa obra seja de grande utilidade para academia, para os setores que estudam e planejam as políticas públicas de desenvolvimento do estado, bem como para todos os pesquisadores que desejam conhecer a evolução econômica da Bahia ao longo dos últimos anos. Essa publicação insere-se na nova proposta do Conselho Regional de Economia da Bahia (CORECON-BA), qual seja, a de ser um órgão extremamente vigilante com as principais questões que estão relacionadas com a Economia da e na Bahia. Reforçando, dessa maneira, a importância das análises econômicas bem como o papel dos Economistas para discutir e propor alternativas para o planejamento e desenvolvimento econômico do estado da Bahia.
Gustavo Casseb Pessoti
Presidente do CORECON-BA
Edição 2022: publicação na gestão do Presidente Gustavo Casseb Pessoti e Vice- Presidente Reinaldo Dantas Sampaio. Organizadores: Gustavo Casseb Pessoti, Ana Cristina Cerqueira, Lucas Spinola Souto e Lívio Andrade Wanderley. Os organizadores da publicação de 2022 agradecem aos autores e coautores que contribuíram com seus textos para a composição desta edição, a qual comporta artigos distribuídos em seções que abordam os seguintes assuntos:
Seção I: O que o panorama internacional aponta para a economia baiana
Seção II: Panorama econômico: os desafios que persistem
Seção III: Panorama social: recortes de breves avanços de desafios estruturais
CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWNLOAD DO REFLEXÕES DE ECONOMISTAS 2022