Edição 2023: publicação na gestão do Presidente Gustavo Casseb Pessoti e Vice- Presidente Isabel de Cássia S. Ribeiro. Organizadores: Helga Dulce Bispo Passos e Gustavo Casseb Pessoti.
Apresentação:
Apresentamos o novo número de Reflexões de Economistas Baianos 2023, publicação que tem sido o carro-chefe nas comunicações acadêmicas do Conselho Regional de Economia da Bahia, desde a sua origem, nos primórdios dos anos 2000. Nesta edição tive o privilégio em dividir a organização com a conselheira, professora da Economia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Helga Dulce Bispo Passos. Esta edição de Reflexões de Economistas Baianos 2023 certamente deixará profundas marcas na trajetória do Conselho Regional de Economia da Bahia. Primeiro, pela qualidade do material apresentado e da pertinência de suas seções temáticas absolutamente identificadas com a agenda de desenvolvimento do Brasil e da Bahia. Mas o ineditismo é o marco principal deste volume de 2023. Feito totalmente e exclusivamente com os 10 melhores trabalhos monográficos apresentados ao Prêmio de Monografia Jairo Simões, do ano de 2022, foi a primeira vez na história do nosso conselho que o Livro Reflexões de Economistas Baianos foi totalmente concebido por “Economistas” recém-graduados dos mais diferentes cursos de Economia da Bahia. Abre-se, com isso, um precedente importante para que os nossos alunos e aspirantes à categoria de Economistas, possam encontrar uma motivação adicional para aumentarem a qualidade e a pesquisa de seus trabalhos monográficos de conclusão de curso. Além disso, aproxima ainda mais o Corecon-Ba de seus futuros Economistas Registrados, evidenciando de um lado a gestão democrática que temos buscado pautar à frente deste Conselho profissional, e, ao mesmo tempo, a ideia de que esta publicação precisa oportunizar o debate de Economia entre pesquisadores sêniores e juvenis, sejam da esfera pública ou privada. Temos a certeza de que esse número do nosso Reflexões de Economistas Baianos 2023 contribuirá para oferecer inputs importantes para o processo de formulação e avaliação de políticas públicas, bem como para o planejamento público e privado de empresas e demais instituições da sociedade civil organizada. Assim também, uma maior visibilidade para nossos programas de graduação em economia das universidades baianas, parceiras desta inciativa. Por fim, gostaríamos de agradecer a cada um dos autores desta obra sem os quais ela não seria possível. Mas, é importante adicionalmente fazer um agradecimento e uma deferência especial à conselheira e professora Helga Passos que primeiro coordenou os trabalhos do Prêmio Jairo Simões de Monografia do Corecon-Ba, em 2022, e que agora aceitou a missão de organizar este volume de Reflexões de Economistas Baianos 2023.
Os organizadores da publicação de 2023 agradecem aos autores e coautores que contribuíram com seus textos para a composição desta edição, a qual comporta artigos distribuídos em seções que abordam os seguintes assuntos:
Seção I: Continuidade dos efeitos da COVID-19 sobre as economias brasileira e baiana
Seção II: Óbices e desafios ao desenvolvimento econômico
Seção III: Cultura e manifestações populares na agenda do desenvolvimento regional
Seção IV: Discussões teóricas e práticas sobre a financeirização econômica
Seção V: O Estado e questões sociais emergentes
ACESSE AQUI A PUBLICAÇÃO: REFLEXÃO DE ECONOMISTAS BAIANOS 2023
Edição 2022: publicação na gestão do Presidente Gustavo Casseb Pessoti e Vice- Presidente Reinaldo Dantas Sampaio. Organizadores: Gustavo Casseb Pessoti, Ana Cristina Cerqueira, Lucas Spinola Souto e Lívio Andrade Wanderley.
APRESENTAÇÃO
É com muita satisfação que apresentamos o mais novo trabalho do Conselho Regional de Economia da Bahia intitulado “Reflexões de Economistas Baianos 2022”, um livro cuja proposta é se tornar uma referência literária sobre as análises da economia baiana contemporânea e, ao mesmo tempo, um importante instrumento de planejamento público e privado da Bahia.
Desde sua origem ainda em meados dos anos 2000, “Reflexões de Economistas Baianos” tem sido o principal veículo de comunicação do Conselho Regional de Economia da Bahia (CORECON-BA) para análises da realidade socioeconômica da Bahia, democratizando um espaço para as manifestações mais plurais e representativas das visões dos mais diferentes Economistas Baianos, dos setores públicos e privados, representantes da academia ou não.
Este documento do ano de 2022 buscou analisar e interpretar, com base no ponto de vista de diferentes especialistas baianos, as transformações recentes na economia baiana e as perspectivas (ou não) para um novo ciclo de crescimento econômico para o estado da Bahia, mais sustentável do que aquele que vigorou durante a segunda década do século XXI. Nesse volume de Reflexões, os organizadores Ana Cristina Cerqueira, Roberto Lucas Spinola Souto e Livio Andrade Warderley priorizaram a construção de capítulos cujas análises fizessem algumas elucubrações sobre as tendências esperadas para o desenvolvimento da Economia Baiana nos próximos anos.
Esperamos que essa obra seja de grande utilidade para academia, para os setores que estudam e planejam as políticas públicas de desenvolvimento do estado, bem como para todos os pesquisadores que desejam conhecer a evolução econômica da Bahia ao longo dos últimos anos. Essa publicação insere-se na nova proposta do Conselho Regional de Economia da Bahia (CORECON-BA), qual seja, a de ser um órgão extremamente vigilante com as principais questões que estão relacionadas com a Economia da e na Bahia. Reforçando, dessa maneira, a importância das análises econômicas bem como o papel dos Economistas para discutir e propor alternativas para o planejamento e desenvolvimento econômico do estado da Bahia.
Gustavo Casseb Pessoti
Presidente do CORECON-BA
Edição 2022: publicação na gestão do Presidente Gustavo Casseb Pessoti e Vice- Presidente Reinaldo Dantas Sampaio. Organizadores: Gustavo Casseb Pessoti, Ana Cristina Cerqueira, Lucas Spinola Souto e Lívio Andrade Wanderley. Os organizadores da publicação de 2022 agradecem aos autores e coautores que contribuíram com seus textos para a composição desta edição, a qual comporta artigos distribuídos em seções que abordam os seguintes assuntos:
Seção I: O que o panorama internacional aponta para a economia baiana
Seção II: Panorama econômico: os desafios que persistem
Seção III: Panorama social: recortes de breves avanços de desafios estruturais
CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWNLOAD DO REFLEXÕES DE ECONOMISTAS 2022
Reflexões de Economistas Baianos 2021 : economia e a pandemia da Covid-19 – Volume 2 / Gustavo Casseb Pessoti, Ana Cristina Cerqueira e Livio Andrade Wanderley. (Organizadores). Salvador: CORECON- BA, 2021. 323p
RESUMO:
Em sintonia com o atual momento, o livro tem como pano de fundo temático novamente a crise sanitária, sob o título “A economia e a pandemia da covid-19, Volume 2”. Desta forma, diversas reflexões econômicas estão postas neste livro em formato de coletânea, de tal maneira que transita sobre as devidas amplitudes internacional, nacional e estadual, as atividades setoriais públicas e privadas, além de outras agendas. Com mais uma edição deste livro, o CORECON-BA, continua abrindo espaço para os economistas baianos darem as suas contribuições através de suas expertises para a sociedade.
A composição do “Reflexões de Economistas Baianos – 2021”, envolve quatro seções que acolhe os dez textos, tal que abrangem aspectos de natureza teórica e empírica, com foco no setor público, no comércio mundial, no setor industrial, no pensar o desenvolvimento local e na questão do emprego.
A seção 1 aborda “As novas concepções sobre o papel do Estado e das relações econômicas pós-covid-19”, contemplando os textos de Marcos Guedes Vaz Sampaio intitulado “O nacionalismo econômico no mundo pós-pandemia” e o da autora Ana Cristina Cerqueira e dos coautores Ranieri Muricy Barreto, Nícia Moreira da Silva Santos e Carlos Rodolfo Lujan Franco, com o artigo “Estado e planejamento em tempos da covid-19”, além do escrito por Uallace Moreira Leite com o texto “Tendências da dinâmica do comércio mundial pós-covid-19”.
A seção 2 com foco no Brasil apresenta dois textos ancorados no título “Impactos e transformações da economia brasileira pó-covid-19”, dos quais um é de autoria de José Sérgio Gabrielli de Azevedo com p título “Mudanças pós-pandemia: diferenças setoriais e dúvidas no tempo” e o outro, escrito por Fernando Cardoso Pedrão, uma reflexão intitulada “O enigma brasileiro e sua conjuntura”.
A seção 3 inicia as reflexões sobre o estado da Bahia abordando “Questões emergentes na economia baiana antes e depois da pandemia mundial”, segundo os estudos realizados por Carol Araújo Vieira, Denis Veloso da Silva e João Paulo Caetano Santos com a publicação “Um retrato da Bahia em relação ao Nordeste sob a lente das Contas Nacionais”, por Antônio Marcos Barreto Silva com a sua análise industrial sobre “A trajetória da FORD na Bahia: uma análise de alguns indicadores”. E concluindo essa seção com o texto de Rodrigo Barbosa de Cerqueira intitulado “Importância da indústria na economia baiana: o caso da FAFEN-BA”.
A seção 4 com um olhar mais restrito ao local, apresenta leituras sobre “Nova Agenda de Desenvolvimento Para os Municípios Baianos”, é composta pelo artigo de autoria de Gustavo Casseb Pessoti e coautorias de Alex Queiroz dos Santos, Jadson Santana e Urandi Roberto Paiva Freitas, com o título “Desafios para a década de 2021-2030: uma nova estratégia de desenvolvimento para Salvador”, e do artigo de autoria de Laumar Neves de Souza em coautoria de Bruno Mota Lopes e Helcio de Medeiro Junior, abordando a questão do emprego com o texto intitulado “Crise econômica e emprego formal: uma análise para as cidades médias baianas”.
Com este livro, o CORECON-BA continua se disponibilizando como mais um veículo de interlocução da entidade dos economistas com a sociedade, visando o interesse intelectual e base de consulta.
CONFIRA: REFLEXÕES DE ECONOMISTAS BAIANOS 2021 – economia e a pandemia da Covid-19 – Volume 2
Reflexões de Economistas Baianos 2020: economia e a pandemia da Covid-19. Gustavo Casseb Pessoti, Marcelo José dos Santos (Organizadores) – Salvador : CORECON- BA, 2021. 384 p.
RESUMO:
A edição de 2020 do livro-coletânea “Reflexões de Economistas Baianos” do Conselho Regional de Economia – 5ª Região / Bahia, segue com a sua finalidade de disponibilizar para a comunidade de economistas da Bahia um canal aberto para suas reflexões sobre temas diversos. No entanto, considerando o momento singular vivenciado pela humanidade em 2020, em decorrência da crise sanitária internacional causada pela Covid-19, esta edição buscou apresentar trabalhos que versam sobre economia e a pandemia do novo coronavírus.
A Seção I, “Reflexões sobre a economia baiana e a pandemia da Covid-19”, contêm dois textos. O primeiro com o título “Bahia: comparações de alguns aspectos das décadas de vinte em dois séculos”, de autoria de José Sérgio Gabrielli de Azevedo, a partir de uma perspectiva econômica e política, faz uma comparação entre as décadas de 1920 e 2020 na Bahia e as disrupturas ocorridas após esse período. E o segundo intitulado “Sobre a economia baiana no século atual”, de autoria de Vladson Menezes, é uma análise sobre os principais condicionantes do desempenho da economia baiana no Século XXI, destacando, por fim, os principais entraves a serem transpostos a fim de se vislumbrar o desenvolvimento socioeconômico da Bahia.
A Seção II, “Reflexões sobre os desdobramentos da Covid-19 na economia”, é composto por quatro textos que tem foco discutir os prováveis impactos da pandemia do novo coronavírus na atividade econômica, mercado de trabalho e na constuição de políticas públicas. O primeiro com o título “Desigualdade regional no mercado de trabalho do Brasil: indicadores recentes e potenciais efeitos da pandemia da Covid-19”, de autoria de Diana Lúcia Gonzaga da Silva, é uma análise da desigualdade regional no Brasil com foco nos indicadores de mercado de trabalho, e os possíveis efeitos da pandemia da Covid-19 no aumento dessas disparidades regionais. O segundo, “Análise da Economia Soteropolitana entre 2021 e 2030: tendências e desafios pós pandemia da Covid-19”, escrito por Gustavo Casseb Pessoti, Alex Gama Queiroz dos Santos, Jadson Santana e Urandi Roberto de Paiva Freitas, se propõe a apresentar uma estimação para uma Salvador do futuro, considerando os possíveis desdobramentos da pandemia do novo coronavírus na atividade econômica do município. O terceiro texto, “Pandemia da Covid-19: do planejamento de longo prazo ao combate cotidiano”, de autoria de Nícia Moreira da Silva Santos, Ana Cristina Cerqueira e Ranieri Muricy Barreto, procura discutir sobre a importância do planejamento no desenvolvimento nacional, destacando, a real necessidade de ação estatal no atual contexto de pandemia. O quarto texto desta seção, “Políticas de ajuste na nova normalidade: pobreza e possíveis efeitos de histerese para o Semiárido Baiano”, de autoria de Roberto Paulo Machado Lopes, discute os efeitos da Covid-19 no Semiárido Baiano, em um contexto de nova normalidade.
A Seção III, “Reflexões sobre a agropecuária e o agronegócio na Bahia”, é constituída por dois artigos. O primeiro “A agropecuária baiana em tempos de Covid-19 sob a perspectiva da agricultura familiar e do agronegócio”, escrito por Carol Araújo Vieira, Denis Veloso da Silva e João Paulo Caetano, aborda o impacto da pandemia do novo coronavírus no agronegócio e na agricultura familiar na Bahia. O segundo, “Agronegócio baiano: estimativas e características do trabalho”, de autoria de Antônio Marcos Barreto Silva, apresenta a caracterização do trabalho nas atividades dentro do agronegócio na bahia.
A Seção IV, “Reflexões sobre o impacto da pandemia no setor privado”, traz o texto intitulado “Uma abordagem ao crescente número de pedidos de recuperação judicial de empresas pós Covid-19”, de Gerson Caetano da Silva, em que discute os possíveis efeitos da pandemia do novo coronavírus no aumento de casos de empresas que abrem pedido de falência, destacando, também, que esse é um movimento que existe antes mesmo da Covid-19, mas um reflexo das crises econômicas dos anos 2010. O texto também agrega ao destacar o papel do perito econômico em ações judiciais. O livro “Reflexões de economistas baianos” em sua versão de 2020 disponibiliza mais uma contribuição do CORECON/BA não só para a comunidade dos economistas, mas para toda a sociedade baiana, devido a importância com que o mote central da pandemia do novo coronavírus é analisado pelos trabalhos aqui apresentados.
BAIXE AQUI >> Reflexões de Economistas Baianos 2020: economia e a pandemia da Covid-19.
Reflexões de Economistas Baianos 2019 – Planejamento e Desenvolvimento Econômico : teoria, Brasil e Bahia / Lívio Andrade Wanderley, Ana Cristina Cerqueira, Gustavo Casseb Pessoti (Organizadores). — Salvador : CORECON- BA, 2020.
RESUMO:
A publicação de 2019 tendo como organizadores os economistas Livio Andrade Wanderley, Ana Cristina Cerqueira e Gustavo Casseb Pessoti, agradece aos autores e coautores que contribuíram com seus textos para a composição desta edição, a qual comporta artigos distribuídos em seções que abordam os seguintes assuntos: Seção I: Planejamento e contradições do capital: um debate conceitual e histórico; Seção II: Planejamento na Bahia: território de identidade, planos e gestão de desenvolvimento; Seção III: Desenvolvimento, nacionalismo e economia baiana; Seção IV: Integração econômica, assentamentos e emprego no estado da Bahia; Seção V: Regimes automotivos, governança e contratos no setor rodoviário; A proposta desta edição é acolher textos que comportem reflexões e análises de temas livres. Contudo, esta composição pode ser sumarizada em dois grandes temas: Planejamento e Economia Baiana. No primeiro, destacam-se estudos sobre planejamento e desenvolvimento em suas perspectivas conceituais quanto a interface do ideário nacional de desenvolvimento. E no segundo, evidemciam-se trabalhos que versam sobre o planejamento na Bahia, no que tange a questão da integração econômica no estado e conflitos com assentamentos. Acrescentam-se, também, textos que tratam sobre o cenário do emprego sob novas estruturas de produção na Bahia e por fim, dois trabalhos relativos ao setor automotivo e a infraestrutura das rodovias baianas.
BAIXE AQUI >> REFLEXÕES DE ECONOMISTAS BAIANOS 2019
REFLEXÕES DE ECONOMISTAS BAIANOS – Edição Especial: 20 anos do Curso de Economia da UESB, (org.) José Antônio Gonçalves dos Santos, Gildásio Santana Júnior, Gustavo Casseb Pessoti. – – Salvador: CORECON-BA, 2018.
RESUMO:
A presente edição do Reflexões de Economistas Baianos marca as comemorações dos 20 anos do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. A publicação é fruto do esforço conjunto do Conselho Regional de Economia (CORECON/BA) e do Colegiado daquele Curso. O livro tem como finalidade proporcionar um espaço destinado à exposição de questões econômicas de dimensão internacional, nacional e regional, relativas ao estado da Bahia e à região Sudoeste da Bahia, cujos autores são professores, pesquisadores e pós-graduandos egressos do curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e de outras instituições. O livro apresenta doze capítulos divididos em quatro seções temáticas – Seção I – Especial 20 anos do Curso de Ciências Econômicas da UESB; Seção II – Economia Internacional e Brasileira; Seção III – Trabalho, gênero e produção científica e Seção VI – Dinâmica econômica de Vitória da Conquista e região.
BAIXE AQUI >> REFLEXÕES DE ECONOMISTAS BAIANOS – 20 anos do Curso de Economia da UESB
GUIA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: O Conselho Federal de Economia reeditou o Guia de Orientação Profissional, desenvolvido pelo Conselho Regional de Economia do Distrito Federal (Corecon-DF) na gestão do economista Mário Sérgio Sallorenzo.
O Guia contém informações valiosas para a atuação do economista atuação no mercado de trabalho, como as áreas privativas, assim como sobre o Sistema Cofecon/Corecons, que compreende o Conselho Federal de Economia e os Conselhos Regionais de Economia do Brasil.
BAIXE AQUI >> GUIA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL (download aqui)