Com o propósito de ampliar as discussões do programa virtual Prosa Com Elas, a Comissão da Mulher Economista do Corecon-BA lança a série de artigos “Elas em Prosa”. A coluna especial, assinada por mulheres economistas, vai aprofundar temas discutidos nas lives, além de ceder espaço para outras reflexões sobre economia e sociedade.
Na primeira edição, abordaremos a temática do encontro de abertura em 2022, realizado no dia 10 de março, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Assinado pela economista, conselheira e coordenadora da CME-Corecon / BA, Isabel Ribeiro, o texto traz reflexões sobre o tema Heroínas Baianas no contexto socioeconômico da independência da Bahia – Joana Angélica, Maria Quitéria, e Maria Felipa.
A análise consolida abordagens feitas pela historiadora e professora doutora Patricia Valim (Universidades Federal da Bahia e Ouro Preto), que ministrou a live. Professora de História do Brasil Colonial no Departamento de História da UFBA, Valim destacou a trajetória destas heroínas e os reflexos de suas lutas na memória nacional. “Maria Quitéria, Maria Felipa e Joana Angélica são personagens já consagradas entre baianos e nordestinos, mas pouco lembradas na história nacional, sobretudo no sul do país”, explica a professora Patrícia Valim.
No artigo, o leitor poderá compreender o contexto socioeconômico da época e a relevância destas mulheres, de suas lutas e conquistas para a consolidação da independência política do país.
Confira!