Edição 2023: publicação na gestão do Presidente Gustavo Casseb Pessoti e Vice- Presidente Isabel de Cássia S. Ribeiro. Organizadores: Helga Dulce Bispo Passos e Gustavo Casseb Pessoti.
Apresentação:
Apresentamos o novo número de Reflexões de Economistas Baianos 2023, publicação que tem sido o carro-chefe nas comunicações acadêmicas do Conselho Regional de Economia da Bahia, desde a sua origem, nos primórdios dos anos 2000. Nesta edição tive o privilégio em dividir a organização com a conselheira, professora da Faculdade de Economia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Helga Dulce Bispo Passos. Esta edição de Reflexões de Economistas Baianos 2023 certamente deixará profundas marcas na trajetória do Conselho Regional de Economia da Bahia. Primeiro, pela qualidade do material apresentado e da pertinência de suas seções temáticas absolutamente identificadas com a agenda de desenvolvimento do Brasil e da Bahia. Mas o ineditismo é o marco principal deste volume de 2023. Feito totalmente e exclusivamente com os 10 melhores trabalhos monográficos apresentados ao Prêmio de Monografia Jairo Simões, do ano de 2022, foi a primeira vez na história do nosso conselho que o Livro Reflexões de Economistas Baianos foi totalmente concebido por “Economistas” recém-graduados dos mais diferentes cursos de Economia da Bahia. Abre-se, com isso, um precedente importante para que os nossos alunos e aspirantes à categoria de Economistas, possam encontrar uma motivação adicional para aumentarem a qualidade e a pesquisa de seus trabalhos monográficos de conclusão de curso. Além disso, aproxima ainda mais o Corecon-Ba de seus futuros Economistas Registrados, evidenciando de um lado a gestão democrática que temos buscado pautar à frente deste Conselho profissional, e, ao mesmo tempo, a ideia de que esta publicação precisa oportunizar o debate de Economia entre pesquisadores sêniores e juvenis, sejam da esfera pública ou privada. Temos a certeza de que esse número do nosso Reflexões de Economistas Baianos 2023 contribuirá para oferecer inputs importantes para o processo de formulação e avaliação de políticas públicas, bem como para o planejamento público e privado de empresas e demais instituições da sociedade civil organizada. Assim também, uma maior visibilidade para nossos programas de graduação em economia das universidades baianas, parceiras desta inciativa. Por fim, gostaríamos de agradecer a cada um dos autores desta obra sem os quais ela não seria possível. Mas, é importante adicionalmente fazer um agradecimento e uma deferência especial à conselheira e professora Helga Passos que primeiro coordenou os trabalhos do Prêmio Jairo Simões de Monografia do Corecon-Ba, em 2022, e que agora aceitou a missão de organizar este volume de Reflexões de Economistas Baianos 2023.
Os organizadores da publicação de 2023 agradecem aos autores e coautores que contribuíram com seus textos para a composição desta edição, a qual comporta artigos distribuídos em seções que abordam os seguintes assuntos:
Seção I: Continuidade dos efeitos da COVID-19 sobre as economias brasileira e baiana
Seção II: Óbices e desafios ao desenvolvimento econômico
Seção III: Cultura e manifestações populares na agenda do desenvolvimento regional
Seção IV: Discussões teóricas e práticas sobre a financeirização econômica
Seção V: O Estado e questões sociais emergentes
ACESSE AQUI A PUBLICAÇÃO: REFLEXÃO DE ECONOMISTAS BAIANOS 2023