
O Conselho Regional de Economia da Bahia (Corecon-BA) realizou, no último dia 08 de janeiro, a plenária de posse e eleição da nova presidência que conduzirá a autarquia no próximo mandato. O economista Edval Landulfo de Sousa Neto foi eleito presidente, e José Antonio Gonçalves dos Santos assumiu a vice-presidência.
A plenária marcou oficialmente a transição de gestão do Conselho, reafirmando o compromisso institucional com a fiscalização do exercício profissional, a valorização das economistas e dos economistas e o fortalecimento do debate econômico voltado ao desenvolvimento da Bahia.
Com atuação reconhecida no Sistema Cofecon/Corecons e participação ativa nas pautas estratégicas do Conselho, Edval Landulfo assume a presidência com o objetivo de dar continuidade às ações institucionais e ampliar a presença do Corecon-BA nos espaços de diálogo com a sociedade, o poder público e as instituições de ensino.
“Assumo a presidência do Corecon-Ba com imensa satisfação e o firme compromisso de dar continuidade ao excelente legado das gestões anteriores. Expresso meu especial reconhecimento à Presidenta Isabel Ribeiro, que liderou esta autarquia com maestria nos últimos dois anos. Aos colegas economistas baianos e aos estudantes de Economia, garanto que este mandato será marcado por uma dedicação incansável na valorização da nossa profissão e na melhoria das condições de trabalho. Juntamente com o meu vice-presidente, José Antônio, priorizaremos o suporte e o acompanhamento estreito dos profissionais que atuam no interior do estado, garantindo que o Conselho esteja presente em toda a Bahia.”, destacou o presidente eleito, Edval Landulfo.
O vice-presidente eleito, José Antonio Gonçalves dos Santos, reforçou a importância do trabalho integrado entre plenário, comissões e equipe técnica, como base para uma gestão participativa, transparente e alinhada aos desafios contemporâneos da profissão.
Composição da nova gestão
Além da presidência e vice-presidência, integram o plenário do Corecon-BA os seguintes conselheiros efetivos:
Ana Cristina Cerqueira; Mônica de Moura Pires; Isabel de Cássia Santos Ribeiro; Gervásio Ferreira dos Santos; Reinaldo Dantas Sampaio; Luiz José Pimenta; e Bárbara Letícia da Silva Cordeiro Duarte.
Atuam como conselheiros suplentes:
Carlos Danilo Peres Almeida; Gesner Brehmer de Araújo Silva; Marcus Emerson Verhine; Helga Dulce Bispo Passos; Gustavo Casseb Pessoti; Marcelo Andrade Ferreira; Hugo Clapton Nogueira; e Bruno Mota Lopes.
Balanço da gestão anterior
Durante a plenária do dia 08 de janeiro, a ex-presidente Isabel de Cássia Santos Ribeiro fez um balanço do período em que esteve à frente do Conselho, destacando os avanços institucionais, o fortalecimento do diálogo com a categoria e a ampliação da atuação do Corecon-BA junto à sociedade.
“Encerramos este ciclo com a convicção de que o Corecon-BA saiu mais fortalecido. Foi uma gestão construída de forma coletiva, com foco na valorização profissional, na ética e no compromisso com o interesse público. Desejo êxito à nova presidência e sigo contribuindo com o Conselho no exercício do mandato como conselheira”, afirmou Isabel de Cássia.
A eleição e posse da nova diretoria reforçam a continuidade administrativa e institucional do Corecon-BA, pautada pelo diálogo, pluralidade de ideias e defesa da Economia como instrumento essencial para o desenvolvimento social e econômico da Bahia.
Edval Landulfo
Sobre Edval Landulfo de Sousa Neto – presidente:
Economista e especialista em Controladoria e Finanças, Edval Landulfo é vice-presidente do CORECON-BA e atua como professor de graduação e MBA nas áreas de Finanças e Economia. Palestrante experiente, aborda temas como educação financeira, finanças pessoais e corporativas. Atua pela Landulfo Finanças Consultoria e Treinamento como especialista em economia, finanças e planejamento estratégico. Sua trajetória inclui experiências em instituições financeiras, multinacionais e grupos corporativos nacionais, destacando-se na elaboração de estudos de viabilidade, análises econômico-financeiras e planejamento estratégico.
Sobre José Antonio Gonçalves dos Santos – vice-presidente:
Doutor em Difusão do Conhecimento pelo IFBA, mestre em Agronomia (Política e Desenvolvimento Rural) pela UFBA, especialista em Cadeia Produtiva do Café pela UESB e bacharel em Ciências Econômicas.
Professor adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) desde 1999, com atuação em ensino, pesquisa, extensão e gestão acadêmica. Já exerceu a coordenação do curso de Economia da UESB em diferentes gestões e foi diretor do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (2015–2018). Possui experiência docente na UFBA, UNEB e em instituições privadas, é autor e coautor de livros e artigos científicos e integra grupos de pesquisa nas áreas de inovação, energia, bioeconomia e desenvolvimento regional. Atua nas linhas de tecnologia e inovação, desenvolvimento regional, sistemas de inovação, cooperativismo e agricultura familiar.







