O setor automotivo nacional tem sido motivo de orgulho para a maioria dos brasileiros. O Brasil já aparece como o quarto maior produtor de automóveis, com um parque industrial representado pelas maiores marcas mundiais, em 40 unidades industriais e mais de 3.714 concessionárias franqueadas pelas marcas Volks, Ford, GM, Fiat, Renault, Honda, Man, Mercedes Benz, Nissan, Toyota, Volvo, Mitsubishi, Iveco, Peugeot, Citroen, Scania, Agrale e Hyundai que, somadas a modelos importados, chegam a mais de 50 marcas.
Para um país que iniciou a montagem de veículos somente no final década de 1950, a possibilidade de chegar em 2012 ao patamar de 3,7 milhões de veículos produzidos impressiona, mesmo sabendo que a China produzirá este ano mais de 20 milhões de veículos contra apenas 2 milhões no início deste milênio. Em 2000, o Brasil já produzia cerca de 1.691 veículos, um pouco menos que a China.
Assim como a China, o Brasil vem sendo preferido pela maioria dos fabricantes mundiais na busca de novos consumidores, principalmente pela estagnação das mercadoras na Europa e queda nos EUA e Japão.
O crescimento da produção brasileira pode ser atribuído ao aumento da renda das pessoas, motivadas pela maior oferta de crédito e redução das taxas de juros. Por outro lado, os impostos incidentes sobre a produção e a comercialização de automóveis no Brasil estão entre os mais altos do mundo, superior em mais de 430% ao praticado nos EUA e quase o dobro do praticado nos países produtores da Europa.
Apesar dos fatores conjunturais, o setor automotivo nacional tem uma peso significativo na formação do PIB brasileiro, representando cerca de um quarto da produção industrial do país quando considerado toda a cadeia automotiva, tornando-se um dos setores mais importante da economia brasileira.
O Estado da Bahia, em especial, sedia uma das mais modernas fábricas de automóveis do mundo, cujo modelo de produção está sendo disseminado mundialmente, reduzindo o tempo de produção dos veículos. Neste ambiente, a Ford Motor iniciou a produção do seu primeiro carro global, o Ecosport, modelo que também será produzido na Índia e China. O lançamento incorpora inovações tecnológicas que tornam o veículo mais interativo e ligado ao mundo digital.
Luiz José Pimenta é Economista, Doutor em Desenvolvimento Regional e Urbano e Especialista do setor automotivo, além de Conselheiro do Corecon-Ba. É autor do livro “Concorrência e Lucro no Mercado Automotivo”, editado em 2012.