Notícias

Mais Notícias

Chapa “Valorização Profissional” assume gestão do Corecon-BA no próximo triênio

Nos dias 30 e 31 de outubro os Conselhos Regionais de Economia de todo o Brasil realizaram eleições para a renovação de um terço do seu quadro de conselheiros.

A chapa “Valorização Profissional” será responsável pela  gestão do Corecon-BA, no próximo triênio (2019 a 2021). Formada pelos Conselheiros Efetivos: Luiz José Pimenta, Luiz Raimundo Barreiros Gavazza e Marcelo José dos Santos; Conselheiros Suplentes: Ana Cristina Cerqueira, Fernando Baptistella Fernandes e Jorge Antonio Santos Silva;
Delegados-Eleitores: Paulo Dantas da Costa (efetivo) e Marcelo José dos Santos (suplente).

A votação foi operacionalizada pelo Cofecon e realizada por meio eletrônico, no site www.votaeconomista.org.br, sendo aberta aos economistas que se encontram em dia com o respectivo Corecon, e encerrada no dia 31, às 20 horas (de Brasília).

Os cargos

A cada ano os Conselhos Regionais de Economia renovam um terço do seu quadro de conselheiros. Aqueles que tiveram mandato no triênio 2016-2018 serão substituídos por outros, que terão mandato de 2019 a 2021, sendo permitida uma reeleição. Desta maneira, os Corecons estão em constante renovação.

Cada chapa inscrita também tem um delegado-eleitor efetivo e um suplente, com uma missão específica: participar da Assembleia de Delegados-Eleitores, instância em que são eleitos novos conselheiros federais. Isso porque o Cofecon, de modo semelhante aos Corecons, também renova um terço do seu quadro de conselheiros a cada ano. Desta forma, na Assembleia, cada delegado-eleitor dispõe de uma quantidade de votos que guarda proporcionalidade com o número de economistas em dia com o respectivo Conselho Regional. Os presidentes são eleitos pelo plenário do Regional durante a primeira reunião do ano, em janeiro.