O comércio varejista baiano manteve crescimento nas vendas no mês de outubro, em relação a igual mês no ano de 2013, registrando crescimento de 2,0%, mas em ritmo reduzido. Na mesma análise, o cenário nacional também apresentou tímido crescimento (1,8%). Quando comparada às demais unidades federativas, constata-se que a taxa apresentada leva o estado baiano a ocupar a décima oitava posição, em termo de magnitude para o Indicador do Volume de Vendas no país. Na análise sazonal, o varejo na Bahia manteve-se, relativamente, estável (0,1%). Esses dados foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em âmbito nacional e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento.
O tímido crescimento no volume de negócios realizados na Bahia continua sendo reflexo da conjuntura mais restrita, dado as condições financeiras mais rígidas e frágil confiança empresarial e do consumidor. Nem mesmo a comemoração do Dia das crianças conseguiu mudar o cenário adverso que recai sobre o setor. O alto grau de endividamento, somados a incertezas quanto ao comportamento da economia contribuiu para que o crescimento nas vendas nesse mês não fosse alvo de comemorações.
Em outubro de 2014, os dados do comércio varejista do estado da Bahia, quando comparados a outubro de 2013, revelam que quatro dos oito ramos que compõem o Indicador do Volume de Vendas apresentaram resultados positivos. Listados pelo grau de magnitude das taxas em ordem decrescente, têm-se: Outros artigos de uso pessoal e doméstico (18,6%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (18,3%); Tecidos, vestuário e calçados (2,1%) e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,3%). Registraram comportamento negativo: Livros, jornais, revistas e papelaria (-16,9%); Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-7,5%); e Móveis e eletrodomésticos (-6,1%). Enquanto que o segmento de Combustíveis e lubrificantes apresentou vendas estáveis (0,3%). No subgrupo de Super e hipermercados também foi observado estabilidade nos negócios. Já para os subgrupos de Móveis e o de Eletrodomésticos os resultados apurados foram negativos em 1,4%, e 8,2%, respectivamente.
Os maiores impulsionadores das vendas na Bahia, em outubro, foram os segmentos de Outros artigos de uso pessoal e doméstico e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos. O primeiro, dado a característica do ramo em englobar artigos de menor valor agregado, como lojas de departamentos, ótica, joalheria, artigos esportivos, brinquedos, etc., teve as suas vendas impulsionadas em função da comemoração do Dias das crianças. Enquanto o segundo se deu em função do comportamento dos preços dos produtos farmacêuticos, somado à essencialidade dos produtos comercializados no ramo.
Por outro lado, o desempenho negativo dos segmentos de Móveis e eletrodomésticos contribuiu para que o comércio varejista apresentasse um comportamento moderado nas vendas. O desaquecimento do consumo nesse ramo continua sendo reflexo do menor ritmo de crescimento da renda, bem como a baixa confiança e elevado grau de endividamento dos consumidores.
Comércio Varejista Ampliado – O comércio varejista ampliado, que inclui o varejo e mais as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, apresentou em outubro decréscimo de 0,4% nas vendas. Nos últimos 12 meses a expansão no volume de negócios atingiu a taxa de 1,8%.
O segmento de Veículos, motos, partes e peças registrou variação negativa de 5,5% em relação a igual mês do ano anterior. Segundo informações do IBGE a redução das vendas no segmento decorre do menor ritmo na oferta de crédito e da restrição no orçamento das famílias. Em relação ao segmento Material de Construção se observa recuo nas vendas de 0,8%, no mês de outubro, em relação ao mesmo mês do ano de 2013. Esse comportamento continua sendo reflexo da menor disponibilidade de crédito.