No mês do Economista, os profissionais baianos de despediram de um dos grandes nomes da economia do estado, Virgílio Pacheco. Vice-presidente do Conselho Regional de Economia da Bahia (CORECON-BA) e conselheiro federal, Virgílio Pacheco faleceu na madrugada do dia 11/08, em Salvador. “Em um momento tão simbólico para nossa categoria, lamentamos profundamente a perda deste nobre profissional, que possui como legado um histórico de vida dedicado à Economia, tanto na academia, como na Gestão Pública”, declara Gustavo Pessoti, presidente CORECON-BA.
Nascido na cidade de Santo Antônio de Jesus, em 1949, Virgílio graduou-se em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e obteve o mestrado pela mesma universidade. Era aposentado da Secretaria Estadual da Fazenda, onde exerceu o cargo de auditor fiscal, e atuou também como professor da Universidade Católica do Salvador (UCSal) e consultor, além de ter grande experiência na área de projetos econômicos. No setor público, exerceu o cargo de Secretário de Serviços Públicos de Salvador e foi vereador na capital baiana. Em 13 de junho de 2005 recebeu o título de Cidadão Honorário da Cidade do Salvador.
No Sistema Cofecon/Corecons, Virgílio foi conselheiro regional efetivo no período 2000-2002 e suplente por dois mandatos entre 2003 e 2008. No Cofecon, foi eleito conselheiro suplente no período 2010-2012, assumindo a condição de efetivo por ocasião do falecimento do conselheiro Osmar Sepúlveda, em 2011, e participando ativamente da Comissão de Análise da Política Econômica. No período 2013-2015 voltou a ser conselheiro regional efetivo, sendo eleito vice-presidente em 2014 e 2015. Também voltou a ser conselheiro federal suplente, tendo sido eleito para o período 2015-2017 e empossado em janeiro.
* Com informações do COFECON